segunda-feira, 13 de outubro de 2008

HOJE SAIO VENCEDOR!!

Hoje saio vencedor!

Vencer, vencer , vencer, alem de ser parte do hino de um clube, esta palavra repetida por três ou mais vezes, nos soa muito familiar. Afinal quem não quer vencer. quem nasce pensando em ser um derrotado.
Ser vencedor ou derrotado, muitas vezes depende do ambiente externo, daquilo que está a nossa volta, daquilo que fazem conosco e neste aspecto, em alguns casos, temos que reconhecer que tudo a sua volta, levou a derrota. Mas fazendo uso de mais uma frase muito usada por ai, a que diz: “ não é o que fazem contigo e sim o que você faz com o que fazem com você”, penso que não há vitorioso ou derrotado que o resultado obtido não tenha passado por suas mãos.
Em busca de vitórias a todo instante, vamos acumulando uma bagagem para a vida e com a experiência obtida nelas, acabamos por colecionar, também, vitórias.
É bom vencer, é bom ter a sensação de que se atingiu o grau Maximo, o lugar em que se almejava. Quando buscamos uma vitória, não é raro empenharmos todas as nossas forças, chegando muitas vezes a ir alem dos próprios limites, dando aquele algo a mais e só então obtendo a vitória.
Um vencedor revela uma vitória, mas nem todas as vitórias trazem um vencedor, pois o que determina um vencedor não é a quantidade de vitórias e sim o quanto ele age como vencedor. Na copa do mundo de 1994, estávamos a pouco mais de 20 anos sem uma conquista, estávamos com uma seleção de médio porte, a nossos olhos, e ainda tínhamos como maior craque, um jogador indisciplinado. Após o titulo, uma frase marcou o grupo, quando em meio a uma entrevista, perguntado sobre a hora em que o jogador Baggio vai bater o pênalti, o que Tafarel pensou. Sem hesitar ele diz: eu orava a Deus para que ele perdesse, pois todo nosso trabalho como grupo poderia ser esquecido caso eu defendesse, pelo fato de todos os holofotes se voltarem para mim.
Vitória e vencedor nem sempre andam de mãos dadas, o fato é que de 1994 tivemos um grupo de vencedores que obtiveram uma grande vitória, mas o que você deve lembrar é que são as grandes vitórias que trazem os maiores riscos de gerar perdedores. Você pode perder muitas vezes e pode ganhar muitas vezes, o que irá te definir como vencedor ou perdedor, é o dia seguinte, onde o vencedor está pensando na próxima batalha, certo de que independente do resultado do dia anterior, ele precisa trabalhar mais, porque se foi vitória, certamente seus adversários virão mais fortes e se foi derrota, estará buscando os pontos a serem melhorados para superar seus adversários, já que ninguém é invencível!
Já os derrotados, mesmos que alcancem o lugar mais alto do pódio, irão continuar derrotados, o derrotado após uma vitória, acorda mais tarde e repete tal atitude por pelo menos mais alguns dias e em caso de derrota ele prefere nem acordar!
Por trás da vitória sempre haverá trabalho e por trás da derrota sempre haverá a falta dele, pois o trabalho dignifica o homem, dignifica a vitória , dignifica a derrota, traz o sentimento de merecimento nas vitórias, mas traz a paz de saber que foi com muito esforço que se chegou ao segundo lugar e com um pouco mais, o primeiro lugar do pódio será seu.
Ser vencedor não é a palavra certa a se dizer após uma conquista, o correto talvez deveria ser: estou vencedor, hoje saio vencedor, certo de que amanhã se o mesmo não acontecer, ainda serei um, um vencedor que obteve uma derrota, que obteve a chance de saber que seu esforço, sua dedicação, ainda precisam de ajustes, ainda há pontos a serem melhorados e objetivos a serem atingidos. Hoje saio vencedor, vencedor para uma vida melhor, para uma dedicação maior, para um esforço melhor, para mais aplicação, saio vencedor para não ser derrotado pela vitória, pois o maior pesadelo de um vitorioso, é saber que ele perdeu para si mesmo, para suas próprias razoes, para suas próprias motivações, aquelas que mudaram no momento em que ele pos a medalha no peito.
O que mais pode te frustrar é você mesmo, o que mais te joga para baixo muitas vezes é o que te pos para cima e permita-me mais uma vez fazer uso de frases populares, mas é correta a firmação de que quanto maior, maior a queda. Só cai quem está em cima, time em último não perde posição, tombo de escada de um degrau, não machuca ninguém. Por isso antes de subir planeje as vezes em que terá que descer, pense no quanto é bom estar lá em cima, mas pense no quanto é preciso para se chegar lá, para quando chegares, entenderes que ainda não é um vencedor e nunca será, pois a cada vitória obtida, surge uma nova batalha, cada vencedor tem seu segundo lugar e enquanto ambos viverem, sempre haverá a possibilidade de um ou outro saírem vencedores, não sendo nada anormal se em uma dessas oportunidades, ou em muitas, ele sair vencedor.

Nenhum comentário: