domingo, 5 de agosto de 2007

QUE SEJA ETERNO, MAS QUANTO DURA?!

Onde você deposita seus sonhos?

Sonhar não custa nada, assim diz um ditado muito popular e muito usado por todos nós. Realmente sonhar não custa nada e há sonhos que de fato servem de combustível para nossa vida.
Os sonhos nos ajudam a trilhar com mais firmeza os caminhos da realização, fazendo-nos superar os pesadelos que se apresentam pelo caminho. Sonhamos desde o nascimento e devemos sonhar até os últimos suspiros; sonhamos ser isto ou aquilo, termos coisas; sonhamos com o adulto que seremos e tudo o mais, mas quando vamos crescendo, sofremos mutações e não apenas o corpo passa por estas mudanças como também os nossos sonhos mudam. Aprendemos que alguns deles serviram apenas por aqueles momentos, mas que não serão levados mais a frente; outros serviram para nos levar até uma fase da vida, uns para manter a mente ocupada e outros sim, para levarmos até a fase adulta e trabalharmos para realizá-los.
Muitos sonhos são mantidos internos por bastante tempo, aliás, é assim com a maioria deles, pois isto serve para preservar alguns e amadurecer outros. Mas sempre haverá a hora de externá-los e nesta hora teremos que rever onde e em que eles foram depositados, pois muitos perderam, frustraram e abandonaram seus sonhos por depositá-los em coisas e pessoas erradas.
Vivemos muitos conflitos internos por causa de frustrações internas, frustrações com o pai, a mãe, amigos, vizinhos, líderes, chefes, etc. Temos uma gama de pessoas frustradas dentro de empresas, instituições religiosas e famílias por terem depositado seus sonhos ali e acharem que tudo que poderiam ter ou realizar seria através destes locais. Conforme o tempo passou e isto não aconteceu, abriu-se um abismo, abismo este que vai aumentando a cada dia, mês e ano que passa.
Um sonho é como uma bola correndo para a rua, e o sonhador de verdade, aquele que sabe onde depositar seus sonhos, é como uma criança atrás dela - nada nem ninguém a faz parar, nem mesmo uma avenida movimenta -, ela é capaz de subir em coisas, sujar a roupinha, fazer o que for necessário para alcançá-la.
Quando depositamos nossos sonhos em pessoas, estamos dando uma bagagem a mais para elas carregarem na estrada da vida e por mais que estas pessoas nos amem ou sejam nossas amigas, haverá um momento em que elas se sentirão pesadas demais para continuar. Todos nós nos sentimos assim um dia e, numa atitude talvez de sobrevivência, acabamos nos livrando do que não nos pertence.
A culpa do seu sonho não se realizar nunca é do outro, pois o único que tem a responsabilidade de fazer com que ele se realize é você!
Esta semana, enquanto assistia a alguns vídeos sobre futebol na internet, vi uma reportagem sobre o jogador Romário. Na matéria, ele estava com 17 anos e declarava ao repórter que estaria entrando no time profissional sabendo que aquela era uma oportunidade entre muitas que teria e que ao entrar faria o gol. A mesma matéria mostrava ele já com 41 anos e o repórter perguntava se também havia dito que era melhor que o maior ídolo do clube na época. Ele pensou um pouco e disse: “Não lembro, não posso afirmar isto”. Para muitos, Romário é um jogador “marrento”, e talvez seja mesmo, mas ele afirma que nunca imaginou estar fazendo outra coisa que não fosse jogando futebol e que muitas vezes olhou para ele mesmo, se motivou e imaginou que iria chegar, já que precisava ajudar os pais e familiares que moravam na comunidade do Jacarezinho.
Onde depositamos nossos sonhos? Será que vamos viver uma vida inteira para entender que ninguém vai realizá-los por nós? É hora de pararmos de engatinhar, de levantar dispostos a correr atrás da bola, da bola chamada sonhos - antes que alguém chute para mais longe ou um caminhão de problemas da vida acabe estourando-os.
Podemos parar os carros ou fazer com que alguém corra conosco. Talvez as declarações “eu sou o cara”, “vou ganhar a copa do mundo”, “não vejo ninguém melhor que eu na área”, “Deus me olhou e disse: aquele é o cara”, “quem reclama da bola é porque não sabe o que fazer com ela”, “vou fazer 1000 gols” sejam muito mais de auto-ajuda do que de auto-suficiência. Por isso, quando os seus sonhos forem somente seus, quando o único espaço que eles tiverem para circular for apenas o seu coração, quando o único cara que acreditar for você mesmo, diga a si mesmo que consegue; olhe para o cara do espelho e dê forças a ele, chame-o de melhor, chame-o de forte, diga que Deus está olhando para ele e apoiando-o; diga com toda força, tenha você um microfone ou não, tenha platéia ou não; faça com que seus sonhos circulem em você com toda força como carros de fórmula 1; sem se importar quantas voltas tenha que dar, faça-os cruzarem a linha de chegada mais importante que eles têm de cruzar - as suas emoções -, pois um sonho se realiza primeiro no coração de quem sonha, ainda que não se tenha uma peça dele nas mãos.
Um coração puro e seguro do que faz não há quem segure, nada pode pará-lo, ninguém pode fazê-lo acordar antes que ele se concretize. Então levante-se e corra, porque a bola está indo para a rua!

Nenhum comentário: