Vice-campeão
A alguns dias atrás ouvi por diversas vezes esta palavra e a pessoa que a dizia completava: “ninguém nos ensina a ser vice-campeão”, aquilo me fez pensar em quando é que recebi tapinha nas costas por ter conquistado um segundo lugar?
Desde criancinhas somos ensinados a sermos sempre os melhores, termos as melhores coisas, ocupar os melhores lugares. Há uma fase sim em que a criança está totalmente egocêntrica, e nesta fase ela quer tudo para ela e que tudo gire em torno dela, mas isto é uma fase normal como todas as outras. Só que às vezes entramos nesta fase e nunca mais saímos, por erros na criação e na sociedade, nos tornamos estas máquinas capazes de passar por cima de tudo e todos pra alcançarmos o que queremos, e aí não sabemos como lidar com a nota baixa ( quantos como eu não nunca esconderam o boletim dos pais?), não aceitamos perder a namoradinha para o colega de classe, queremos a melhor bola ou a melhor boneca, não voltamos para casa cantarolando pela rua após perder uma vaga numa multinacional.
Poucos pais dizem a seus filhos: tudo bem filho, olha como é bonito o troféu de segundo lugar!
Talvez você nunca foi capaz de pensar que se não conseguiu hoje, amanhã será um novo dia, se ela ou ele vai namorar com esta pessoa, que sejam felizes, se o meu time perdeu, tudo bem, afinal precisamos de reforços mesmo. Não, você se revolta, se deprime, perde o rumo, critica tudo e todos.
Lembro-me no campeonato carioca de 2006, o América foi muito badalado, por ir bem na competição e naquele momento não importava o tamanha do time ou que jogadores de renome tinha, o fato é que todos diziam: este é meu segundo time, mas quando ele perdeu o título para o Botafogo, vi muitos torcedores e sobre tudo a imprensa, declarar friamente: “time pequeno é assim mesmo”.
A verdade é que se você não aprende com o vice-campeonato, não está preparado para ser campeão!
O Cafu foi reprovado em doze testes no São Paulo, Bethoven foi considerado louco, por jogar um balde de água fria na cabeça, todas as vezes que errava ao piano, Lula perdeu 3 eleições antes de se tornar presidente, Ronaldinho foi chamado de negro dentuço, o fenômeno de acabado, garrincha foi chamado de deficiente pelos médicos, Clodoaldo dos santos foi agarrado e jogado ao chão nas olimpíadas da Grécia e mesmo assim levantou e cruzou a linha de chegada.
Talvez você não vá passar de série este ano, talvez você fique no mesmo período no semestre que vem, não vai se casar, nem ao menos começará a namorar este ano, não estará empregado após ler este texto, talvez você não cruze a linha de chegada em primeiro por que alguém já o terá feito, mas acha que no chão prostrado é o seu melhor lugar na corrida da vida?
O que te faz sentir-se um reprovado? O que as pessoas te consideram? O que você perdeu? Do que você é chamado? O que te faz parar? Onde te jogaram que você acha tão difícil de levantar?
“ A derrota se não mata fortalece”, então levante-se e seja capaz de cruzar a linha de chegada, porque até mesmo para o último colocado a faixa é estendida!
Luciano Pierre dos Santos
sábado, 24 de fevereiro de 2007
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário