quinta-feira, 22 de fevereiro de 2007

A TV ABERTA E ARELIGIÃO FECHADA!

Estes dias de carnaval parei para observar algumas coisas que de fato me fizeram pensar. Coisas que nos deixam tristes, mas coisas que precisam ser revistas imediatamente.
Sai para o evangelismo junto com umgrupo que vem fazendo este trabalho a vários anos no cranaval e já tinhamos pré-determinado alguns lugares onde estaríamos, sendo sabado Ipanema, domingo Sapucaí, segunda Madureira e terça estava ainda por definir.
o que vimos no sábado em ipanema foi uma degradação do ser humano, homens beijando homens, mulheres beijando mulheres, bebados, ladroes, viciados e muitos , muitos turistas. por um lado bom para a igreja que pode ver como estamos longe de DEUS, pois fico pensando que quando Jesus era importunado ou clamado para realizar alguma ajuda possivel, todas eram possiveis, ele se mostrava solícito e mais que isso, ele se compadecia, chegando achorar com a morte de lázaro. Ser igreja ou pelo menos levantar esta bandeira quando estamos dentro de nossos belos e confortáveis templos, com nossas respectivas posições e nossos amados discipulos, é de certa forma prazeroso, sem correr riscos, sem perder tempo e muito menos dinheiro.
O que me surprendeu talvez não foi o fato de vivermos sentados nos bancos, assistindo sermões muitas vezes vazios e chatos, o que surpreende é quando nos dispomos a ir ás ruas, mas ficamos sentados no meio fio, assistindo a "grade" ser cumprida, é quando usamos o som para atrair e depois dançamos, dançamos para o povo, dançamos em salvar o povo!
Ser isto ou aquilo, funciona muito bem dentro das quatro paredes, mas na rua, no mano a mano, o que funciona, são alguns , alguns de fato guerreiros que se dispuseram a debater, a parar o sujeito, a gastar tempo com um, a ser o que dia após dia dizemos ser: evangelistas!
Somos muito bons em organizar e se vemos algo fugir do controle, puxamos logo a redea e muitas vezes a puxamos de forma brusca, de forma bruta ou melhor, de forma mal educada, mas se confrontados sobre isto, temos em que nos apoiar, afinal cada um tem um temperamento.
É como na tv, tem classificação, tem programas de prevenção, educativos, mas as novelas vivem pregando contra a família, os filmes e programas impróprios vivem anunciando no horário nobre e se um artista é de uma emissora, logo é proibido de aparecer na outra, mas para o público, é tudo muito natural, não há brigas e tudo corre bem. Este é o retrato da igreja, todos classificados, sendo a maioria prefeta, que não profetizam nada além de vitória, prevenções estão sempre acontecendo e as ignorancias também, as novelas sempre as mesmas e que de fato nunca valem apena ver de novo, pois são lideres caindo em ativismo, pessoas saindo magoadas, anuncios de cultos de bençãos a todo tempo, mas falar a verdade parece ser proibido, como roupas indecentes, jovens com namorors impuros, adolescentes indo a boates, etc. E também há coisas do tipo: emissora que proibe artista de outra, como de fato aconteceu na sapucaí, pios este grupo do qual eu faço parte foi proibido do tocar, porque o outro grupo já havia feito uma grade e não poderia interrompe-la, nem com o apelo do nosso lider, nem com o apelo da missionária, nem com o apelo talvez do espirito santo!
já na tv fechada, o sujeito paga pelo pacote e quanto mais caro, mais coisa diversas ele vai tendo acesso, diferente de nós pois só podemos ver o que nos propoem ou só podemos ir e ajudar ou deixar tocar, quem é da nossa emissora( denominação). É interessante que na tv fechada não há hipocrisia, se vc paga tudo , você vê tudo, desde desenho animado, até canal de sexo, logo pensei que o inferno é assim, o sujeito paga, paga ainda mais e em troca tem de tudo e com a impressão de que todos se dão bem, pois estão de fato dividos e não pregando uma falsa união!
É tempo da igreja em geral falar uma só lingua a de JESUS que nuca se colocou como o mais importante, nem o responsável pela programação, nem como o tal mestre, pastor, missionário, evangelista, que nunca se apoio no seu temperamento para justificar um mau trato com alguém, que nunca precisou de uma agenda, pois atendia a todos de bom grado e que principalmente, nunca precisou falar alto ou bater no peito para dizer que naquele momento era o lider, os doze o seguiram apenas com um leve: segue-me!
Estamos cansados de tanta burocracia, tantos métodos falidos, tantas formulas que já se estragaram, voltemos todos para o tubo de ensaio e tentemos agora uma mistura maior com JESUS, quem sabe não saiamos a sua imagem e semelhança!!!!!

Um comentário:

Anônimo disse...

Lu, você e eu sabemos que falar pode ser bem perigoso quando sem sabedoria de Deus. Ter idéias contidas num papel ou num blog, que seja, não dá cadeia a ninguém. No entanto, é tempo de repreender calado, exortar com os olhos, mostrar com atos. "Falar do que não se vive" pode ser uma acusação mais dolorosa do que pedradas e ela pode vir a você. Não temas, diria Jesus; mas quem sou eu para te dizer o mesmo? Procuremos primeiro ser chamados de cristãos, assim como os apóstolos foram pela primeira vez FORA DE JERUSALÉM, e só depois mandemos socorro DE ANTIOQUIA para a Igreja já estabelecida (Atos). Fica na paz e conte comigo para abrir um manicônio talvez...